O Qatar é um país que fascina os turistas com suas impressionantes construções feitas pela mão humana, como os modernos arranha-céus da cidade de Doha, os museus projetados por arquitetos renomados e os belos estádios que serão palco para os jogos da Copa do Mundo deste ano. E o país também abriga magníficas obras de arte da natureza. Uma delas é a caverna Dahl Al Misfir, que fica bem no centro deste território árabe.

Aberta a visitas, Dahl Al Misfir tem 40 metros de profundidade — e, por sua boca estreita que leva a imensos salões de pedra, parece ‘engolir’ quem se dispõe a desbravá-la. Os turistas entram na caverna e, rapidamente, se veem na frente de um íngreme solo rochoso que os permite caminhar rumo às profundezas da Terra.

Com frequência, feixes de luz natural também penetram no lugar e dão um aspecto mágico ao seu ambiente — que, apesar de profundo, é bem espaçoso.
No Qatar, caverna profunda 'engole' turistas e é lar da 'rosa do deserto' - 12/11/2022 - UOL Nossa

 

Acredita-se que Dahl Al Misfir tenha mais de 325 mil anos e, em seu interior, é possível admirar as famosas rosas do deserto, formações minerais que lembram as pétalas de uma flor — e que inspiraram a arquitetura do Museu Nacional do Qatar, inaugurado em 2019, projetado por Jean Nouvel (que já ganhou o prêmio Pritzker, o ‘Oscar’ de arquitetura) e que abriga exposições que contam a história do país.
No Qatar, caverna profunda 'engole' turistas e é lar da 'rosa do deserto' - 12/11/2022 - UOL Nossa

Outras oportunidades de contato com a natureza também são possíveis na caverna, como a observação de pássaros que se abrigam no local.

Passeio de um dia

Dahl Al Misfir fica a aproximadamente 50 minutos de carro de Doha, a capital do Qatar. E não é obrigatório contratar uma agência de turismo para visitar o lugar, mas é algo recomendável.

 

No Qatar, caverna profunda 'engole' turistas e é lar da 'rosa do deserto' - 12/11/2022 - UOL Nossa
Mesmo com o calor constante que domina o Qatar, vale a pena levar jaqueta na viagem, pois as temperaturas costumam ser mais baixas dentro da caverna, especialmente em suas partes mais profundas. E recomenda-se o uso de calçado adequado para caminhadas, pois Dahl Al Misfir tem um solo rochoso bem irregular. Além disso, não é aconselhável levar crianças pequenas neste passeio, pois há muitas rochas soltas na caverna e é fácil tropeçar em seu solo, o que pode machucar os pequenos.

No Qatar, caverna profunda 'engole' turistas e é lar da 'rosa do deserto' - 12/11/2022 - UOL Nossa

O ingresso nesta atração natural do Qatar é gratuito. O lugar está sempre aberto, mas tente visitá-lo durante o dia, pois não há eletricidade dentro da caverna. Guiados por agências de turismo contratadas em Doha, há turistas que visitam Dahl Al Misfir de manhã e, depois, vão para Khor Al Adaid, uma área onde a água do Golfo Pérsico divide espaço com dunas que chegam aos 40 metros de altura — e que fica a cerca de 90 quilômetros de distância..

Em Khor Al Adaid, a diversão consiste em percorrer as dunas com os veículos 4×4, explorar praias selvagens e curtir um pôr do sol que está entre os mais famosos do Qatar. No local, é também possível acampar, em campings de estilo beduíno.Isso porque, para chegar à caverna, é preciso passar por estradas no deserto que não estão asfaltadas, o que pede o uso de veículo 4×4, boas habilidades ao volante e conhecimento da região.


Fonte: UOL
Foto: Getty Images